Ergonomia é um termo que deriva do
grego “ergon”, que significa
“trabalho” e “nomos”, que significa
“leis ou normas”. Sendo assim, ergonomia é o conjunto dos estudos que têm como objetivo
desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as
capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência
do sistema produtivo.
Regras básicas de ergonomia na utilização de um computador
- Estar a uma distância não inferior a 40cm e não superior a 1m do monitor;
- É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º, 20º para cima ou para baixo;
- Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato;
- Manter os acessórios e elementos para o desempenho laboral a uma distância de fácil acesso;
- Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita laborar confortavelmente;
- Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira para evitar desconforto atrás dos joelhos e não causar redução da circulação sanguínea.
Fontes de pesquisa:
http://www.significados.com.br/ergonomia/; http://www.crpg.pt/empresas/recursos/kitergonomia/Paginas/ergonomia.aspx;
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